sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

BOM DIA PARÁ - TRÁFICO DE PESSOAS PARA FINS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL

Hoje estive conversando no Bom Dia Pará sobre tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. Mais precisamente sobre o desmantelamento de uma rede de tráfico de travestis para fins de exploração sexual em São Paulo. Cerca de 85 travestis foram encontrados em duas casas vivendo em situação análoga à escravidão, sendo que 90% eram provenientes de Belém do Pará. Entre eles, estavam 06 adolescentes, o mais novo de 14 anos e o mais velho de 17 anos. Todos eram obrigados a fazer programaas para pagamento de dívida e, em caso de atraso no pagamento da casa eram espancados.
Infelizmente, a região Norte é a que abriga o maior número de rotas de tráfico de pessoas, 76 no total, 31 internacionais, 36 interestaduais e 09 intermunicipais. O assunto é problemático vez que nossa região possui peculiaridades que dificultam o combate de tal prática como fronteiras extensas, isolamento geográfico, falta de infra-estrutura necessária para a fiscalização, falta de políticas públicas.
Fico pensando na situação de menores travestis que não possuem acolhimento da família. Qual será o seu destino, vez que a presença deste segmento social é invisível no mercado de trabalho? Fica a reflexão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário